WMcCann e Shutterstock trazem Exposição fruto do projeto Re_Modelar no Festival do Clube de Criação 2022

21 de outubro de 2022

A WMcCann e a plataforma criativa Shutterstock, promovem na décima edição do Festival do Clube de Criação a exposição Re_modelar, resultado do projeto homônimo criado para qualificar e aumentar a representatividade de pessoas negras nas peças publicitárias.

Idealizada por Beatriz Lopes, diretora de arte da WMcCann, a partir da 1ª turma de mentoria para mulheres negras da agência, a iniciativa ofereceu mentoria para fotógrafos negros produzirem fotos de pessoas negras em situações de protagonismo, além dos estereótipos, contribuindo assim para reconstruir o imaginário social dos negros na propaganda.

“Apesar de 54% dos brasileiros se autodeclararem pretos ou pardos, a baixa representatividade da população negra é uma realidade na publicidade brasileira. O objetivo do Re_modelar é provocar essa reflexão no nosso mercado, mas também contribuir na solução desse problema, apoiando a produção de imagens a partir da perspectiva negra”, afirma Beatriz Lopes.

Para o projeto, foram convidados 11 jovens fotógrafos negros, de quatro regiões do país, que produziram mais de 350 imagens até o momento , com o apoio da WMcCann e da Shutterstock. Toda a produção pode ser visualizada na landing page do Re_modelar (www.shutterstock.com/discover/remodelar) e  está disponível para download na Shutterstock. A história de cada um dos artistas também está contada no perfil do Instagram @vem_remodelar.

“A Shutterstock valoriza a representatividade tanto na frente como atrás das lentes, e através de projetos colaborativos como o Re_Modelar, podemos ajudar a trazer uma abordagem mais autêntica para a representatividade negra.” diz Meeckel Beecher, Head Global de Diversidade, Equidade e Inclusão da Shutterstock.

23 das imagens produzidas no Re_modelar estarão em exposição entre os dias 22 e 23 de outubro, no Memorial da América Latina. No estande montado no Festival do Clube de Criação, os visitantes também poderão assistir ao vídeo case do projeto. O catálogo do projeto também será distribuído entre os visitantes do Festival do Clube de Criação. O material traz ainda um guia prático de atitudes no dia a dia que podem contribuir com o cenário.