Lançado hoje podcast “CLOSES & CORRES” com apoio de WMcCann e EmpregueAfro

1 de março de 2023

A agência WMcCann foi palco do lançamento do podcast Closes & Corres, que aconteceu nesta Segunda-feira, dia 27, em São Paulo. O videocast, que estreia hoje, tem como objetivo falar sobre carreira com pessoas negras, e foi criado por Patrícia Santos, fundadora do Empregueafro e por Samuel Gomes, Escritor e Creator por trás do canal Guardei no Armário. O programa, que visa dar voz a uma comunidade que muitas vezes é invisibilizada no mercado executivo, foi desenvolvido com apoio da WIP, aceleradora de negócios de entretenimento com investimento inicial dos criadores e outras empresas. Com algumas cotas já garantidas, o podcast ainda está aberta a conversa com marcas que queiram apoiar a luta nesta e em futuras temporadas.

Letícia Vidica, gerente de conteúdo da CNN Brasil, entrevistou os apresentadores e entrevistados da primeira temporada, que compartilharam suas histórias de luta e resistência no mundo corporativo. Durante o evento, foi possível ver o teaser do programa, além de participar de debates e rodas de conversa com os convidados. Como patrícia falou aos convidados “para explicar o objetivo do podcast, quero citar uma entrevistada que falou que ‘histórias mudam histórias’.

Para os criadores do podcast, a iniciativa é importante para empoderar a próxima geração de profissionais não-brancos e LGBTQIA+. “Somos os primeiros graduados de nossas famílias, os primeiros a chegar em ambientes corporativos, os primeiros a alcançar cargos de destaque. Toda essa trajetória foi construída sem espelhos ou iguais. A nossa proposta é quebrar esse mecanismo e empoderar pessoas através da vivência de profissionais do mercado”, destaca Samuel.

“Agradeço a EmpregueAfro pela confiança e parceria com a WMcCann e parabenizo a Patricia e o Samuel que são os grandes movimentadores de tudo isso. Ainda há muito a ser feito, mas acredito em três pontos para acelerar a mudança na prática com números e fatos: compromisso, que é ter metas de contratação e retenção de pessoas negras acordadas com todos, discutidas nas reuniões de liderança e acompanhadas com afinco. O segundo é engajamento. Participar ativamente de todas as questões que envolvam a representatividade, dar voz e oferecer um ambiente seguro e acolhedor acima de tudo. E, por último, a influência. Como nós, brancos, podemos ser uma influência de luta antirracista, aceleradores de oportunidades e mudança social“, conta Hugo Rodrigues, chairman do McCann Worldgroup para WMcCann, Craft Brasil e Aldeiah. Beatriz Lopes, diretora de arte da WMcCann, será uma das entrevistadas em um episódio especial do podcast para falar sobre o projeto Re_modelar da WMcCann para Shutterstock.

O evento contou com a presença de muitos convidados especiais assim como ativistas e influenciadores do movimento negro brasileiro e contou com apoio da agência WMcCann devido a parceria com a EmpregueAfro e seu posicionamento ativo na luta pela diversidade no mercado.

A partir de hoje, o Closes & Corres está disponível em todas as plataformas de streaming de áudio e vídeo, como Spotify e YouTube no canal Guardei No Armário, e promete ser uma importante ferramenta de inspiração e acolhimento para quem busca trilhar sua carreira em um mercado que ainda precisa de mais diversidade e representatividade.

Teaser Closes & Corres: https://bit.ly/VemAiClosesECorres

Intagram: https://www.instagram.com/closesecorres/

 

Sobre o Podcast

Baseado no UBUNTU, palavra africana que significa “Eu sou porque nós somos”, Closes & Corres é um videocast que nasceu para conversar sobre carreira com pessoas não-brancas. Entendemos que o caminho para o tão almejado “sucesso” no mercado executivo é pautado por luta e resistência quando estamos falando de pessoas negras e LGBTQIAPN+. Uma luta que muitas vezes não é individual, é coletiva e familiar, vindo desde a infância – somos os primeiros graduados de nossas famílias, os primeiros a chegar em ambientes corporativos, os primeiros a alcançar cargos de destaque e toda essa trajetória, sem espelhos ou iguais. A nossa proposta é quebrar esse mecanismo e empoderar pessoas através da vivência de profissionais do mercado, para que a próxima geração saiba onde encontrar acolhimento, inspiração e saber que, para eles chegarem e terem espaço, grandes nomes lutaram antes. Então em mundo pautado pelo pódio, vamos conversar sobre a trilha até esse lugar.

 

SPOTIFY: https://open.spotify.com/show/0VnSuFd21KUbPFyoKLeF8X

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/closesecorres/

YOUTUBE: https://www.youtube.com/watch?v=CwMkU0PTz9Y

 

Entrevistados da Primeira Temporada: 

  • Mafoane Odara Líder de Recursos Humanos para América Latina na META
  • Bruno de Paula Ad Sales Manager na Warner Brothers Discovery
  • Caio Pamphilo Head de Comunicação Institucional na Chilli Beans
  • Joana Mendes Presidente do Clube de Criação, diretora criativa e autora do livro Manual de Penteados para Crianças Negras
  • Yasmin Vitória Scaled Customer Success Manager na Zendesk
  • Carlos Domingues Senior Manager of Culture, Diversity and EVP at Pepsico
  • Dra. Simone do Nascimento Médica especialista em saúde mental corporativa, atua também em bem-estar e saúde integral.

 

Sobre os apresentadores: 

Patricia Santos – Profissional de Recursos Humanos desde julho de 2000.

Formada em Pedagogia com pós-graduação em Gestão de Pessoas e MBA em Administração, é fundadora da EmpregueAfro, a principal consultoria de RH do país focada em diversidade étnico-racial. Com uma carreira ascendente de estagiária à supervisora de RH em pequenas e médias empresas por 12 anos. Desde de 2013 se dedicou integralmente à empresa, que considera, além de missão de vida, um negócio de alto impacto social para diminuição das desigualdades raciais no mercado de trabalho. Já atuou como professora no SENAC/SP por 8 anos, é Linkedin Top Voice, e mãe de 4 filhos. De 2017 até 2021 fez parte do time de especialistas do programa “Encontro com Fátima Bernardes” da TV Globo.

Samuel Gomes

Samuel foi bolsista Prouni, formando-se em Design Gráfico. Atua no mercado publicitário há doze anos, é consultor de diversidade, apresentador, criador de conteúdo, escritor e palestrante. Negro, de origem periférica, gay assumido e militante das causas negra e LGBT, falado sobre diversidade sexual e raça por todo o país. Em 2020, lançou o livro ‘Guardei no Armário’ pelo selo Paralela do grupo Companhia das Letras e sua série de entrevistas ganhou espaço no canal oficial da editora. Em 2021 começou a fazer parte do primeiro grupo de 132 criadores e artistas de todo o mundo para o Fundo Vozes Negras do YouTube. Está entre os 20 criadores de conteúdos negros mais inovadores, segundo a Forbes em 2020. Foi eleito Top Voices 2019 pelo LinkedIn. Professor na Miami Ad School, jurado da Ampro Globes Awards, e BET Awards 2021/2022. Faz parte do Círculo de Lideranças da Academia Meio & Mensagem. Atualmente trabalha com planejamento criativo na Play9 e pós-graduado em ESG pelo SENAC.