WMcCann e Shutterstock unem forças para uma mentoria exclusiva de 12 fotógrafos negros.

17 de dezembro de 2021

 

WMcCann e Shutterstock se unem para promover trabalho de profissionais negros

Parceria dá origem ao projeto Re_Modelar que busca o protagonismo negro em campanhas publicitárias

A agência WMcCann e a plataforma criativa global Shutterstock anunciam parceria para dar protagonismo a profissionais negros em campanhas publicitárias e conteúdos editoriais brasileiros. O projeto, nomeado por Re_Modelar, fará uma mentoria de 12 fotógrafos que produzirão conteúdos exclusivos dedicados a destacar o povo negro como protagonista em materiais publicitários.

A iniciativa irá contribuir para uma maior diversidade na plataforma criativa global da Shutterstock, que conta hoje com mais de 390 milhões de imagens, e vai permitir que a população negra esteja mais presente na experiência de busca dos clientes através de coleções especiais em destaque.  Ao se unir à iniciativa, a WMcCann e a Shutterstock reforçam seu compromisso com a diversidade e inclusão, buscando abrir espaço para um mercado cada vez mais plural.

“O principal objetivo dessa parceria é trazer ao mercado publicitário visibilidade da pluralidade do negro como protagonista, desmistificando o contexto estereotipado que muitas vezes é associado e abrir caminhos para os fotógrafos negros, para que ocupem espaços nas plataformas criativas, trazendo uma perspectiva negra. Há muito caminho a percorrer, mas esses pequenos passos podem ser responsáveis para uma indústria de comunicação mais inclusiva e diversa”, afirma Beatriz Lopes, diretora de arte da WMcCann e idealizadora do projeto, que nasceu durante a 1ª turma de mentoria para mulheres negras da agência.

Entre os profissionais selecionados para o trabalho, estão: Aline Rufino (@alinerufino), Danrley Igor (danrleyigorph), Ellen Oliveira (@_ekfotografia), Gabriel Frank (@frnkgabriel), Gabriel Lima (@gabriellima.ph), Gisamara Oliveira (@newkidsontheblack), Hugo Chaves (@oguh_1), Leticia França (@negale.ph), Leticia Silva (@leticiasilvafotos), Lucas de Freitas (@prazerfreitas), Matheus Trindade (@trindatrampos) e Rafael Rodrigues (therafao).

“Como uma plataforma global inteligente, queremos nos assegurar de que estamos fornecendo conteúdo que represente fielmente o mundo ao nosso redor, e empodere publicitários e marcas com ferramentas e insights. Desejamos contribuir para a criação de campanhas representativas, que possam influenciar pontos de vista e gerar mudanças significativas.  Selecionamos profissionais com muito cuidado e atenção para garantir que o nosso objetivo fosse alcançado. Será uma honra ter em nossa plataforma o trabalho desses 12 fotógrafos. Eles poderão incentivar a produção de campanhas e editoriais com profissionais negros em todo o país, criando oportunidades e aumentando a conscientzação”, explica Gabriella Cerqueira, Estrategista de Conteúdo para América Latina da Shutterstock.

O Re_Modelar irá trazer um novo olhar para a publicidade brasileira, agente responsável pela construção da sociedade. Além da inclusão, a representatividade também é a palavra-chave do projeto que entende a necessidade de identificação da população brasileira. Reforçando que estereótipo não é representatividade, o projeto ainda incentiva que fotógrafos produzam cada vez mais materiais que dêem protagonismo ao povo negro.

A partir de 17 de janeiro de 2022, a plataforma Shutterstock irá iniciar a mentoria com os 12 fotógrafos. O Re_Modelar ainda contará com ações nas redes sociais do projeto (@vem_re_modelar) para sua divulgação.