Estadão

140 anos

Estadão • 25 de maio de 2015

Estadão celebra 140 anos acompanhando as mudanças do País

O jornal O Estado de S. Paulo celebrou 140 anos em 2015. Para comemorar o aniversário do veículo que, desde 1875, esteve presente em todas as grandes mudanças do País, a WMcCann criou campanha institucional que, em meio a tantas transformações, mostra a única coisa que não mudou nessas 14 décadas: o Estadão sempre ao lado de cada cidadão pelo direito de querer saber. Da mesma forma que o Estadão inovou ao longo de sua história, este foi o primeiro filme de dois minutos a entrar no ar no intervalo da novela “Babilônia”, na Rede Globo.

Composto de texto e de elementos gráficos, o filme traz como trilha sonora uma clássica roda de samba que dá ritmo à entrada e saída dos letterings: “De 1875 para cá, o Brasil teve 9 moedas até chegar ao Real. Teve 2 capitais federais: Rio de Janeiro e Brasília. Teve 8 Constituições. Teve 37 governantes: 1 Imperador e 36 Presidentes. 23 eleitos pelo povo”. O filme segue mostrando fatos históricos e a transformação deles ao longo desses 140 anos: a escravidão e a libertação dos escravos, a ditadura do Estado Novo, a ditadura militar e a democracia com as eleições diretas para presidente. Passando por acontecimentos políticos, esportivos e musicais, o comercial termina com a mensagem de que, de 1875 para cá, tivemos idealistas e corruptos, heróis e anti-heróis, caraduras e caras-pintadas – gente comum e fora do comum. Por fim, é revelada a única coisa que não mudou nesse tempo todo, o direito de cada um de querer saber. E então vemos o conceito da campanha seguido da assinatura que resume o posicionamento do veículo: “O Brasil precisa saber. Quer saber? Estadão”.

A campanha conta ainda com três versões de 30’’ do comercial, além de peça para mídia impressa e on-line, sendo esta última desenvolvida pela E/OU-MRM.