Chevrolet

Sexto Sentido

Chevrolet • 28 de junho de 2021

OnStar é sexto sentido transformado em tecnologia

Para reforçar seu compromisso com a segurança de seus clientes, a Chevrolet acaba de lançar uma nova comunicação para o OnStar, uma tecnologia que oferece serviços conectados exclusivos para carros da marca e que foi criado principalmente para ajudar em emergências a bordo.

A campanha inédita criada pela Commonwealth//McCann – divisão da WMcCann para atendimento exclusivo à Chevrolet, chamada “Sexto sentido”, começa a ser veiculada em junho e apresenta o novo direcionamento conceitual do sistema de telemática avançada: “OnStar. Sempre on para proteger você”.

“A Chevrolet foi pioneira na categoria ao trazer o OnStar lá em 2015. De lá para cá a tecnologia evoluiu muito, assim como as necessidades do consumidor. Segurança e proteção são hoje os pilares mais valorizados pelos nossos assinantes”, explica Rosana Herbst, diretora de Serviços Conectados da GM América do Sul.

Sexto sentido sintetiza a união de segurança com tecnologia

Mesmo ao abordar um tema sensível, a nova campanha carrega um tom leve, traçando um paralelo entre o cuidado de pais com seus filhos ao apoio e a segurança do sistema OnStar.

Em suas peças, são exibidas cenas de diversas crianças prestes a vivenciar pequenos acidentes do dia a dia, como um bebê que tenta pular o berço de madrugada e o pai acorda no minuto certo para vê-lo pela babá eletrônica.

Isso tudo para ressaltar que, com o OnStar, a Chevrolet transformou o sexto sentido em tecnologia, além de destacar que o serviço conta com uma central de atendimento 24h por dia e resposta automática em caso de acidentes, por exemplo.

Como funciona o OnStar

Os veículos equipados com o sistema OnStar possuem um módulo eletrônico específico que transmite e recebe dados por meio de um chip semelhante ao de um telefone celular.

Por isso, veículos da Chevrolet são capazes de informar uma central que se envolveram em um acidente grave para que providenciem resgate emergencial e a tecnologia permite que seus motoristas comandem remotamente funções do carro por meio de um aplicativo, entre vários outros serviços.

O Wi-Fi nativo é um dos mais recente. Graças a antenas amplificadas instaladas em pontos estratégicos do automóvel, o sinal de internet na cabine é até 12 vezes mais estável que o de um smartphone, o que garante maior cobertura para os aplicativos de navegação, mídias sociais e até para assistir a filmes via streaming.

No pacote mais completo, o usuário conta com os seguintes serviços:

  • Botão central de assistência OnStar – contato direto com o Centro de Atendimento OnStar;
  • Botão de emergência OnStar – realiza chamadas de emergência;
  • Assistência a recuperação veicular com monitoramento ativo através dos sensores do veículo, para casos de possível furto. O cliente é notificado através do canal escolhido por ele que uma possível situação de roubo está ocorrendo no seu veículo;
  • Resposta automática de acidentes para o Centro de Atendimento OnStar, quando detectada através de sensores do veículo (ex; airbag e pré-tensionadores do cinto no caso de desaceleração compatível), com ligação direta para o veículo oferecendo suporte e, em caso de necessidade, acionamento de órgão públicos de emergência. Esta funcionalidade depende da existência de sinal de rede telefônica celular na localidade;
  • Road Assistance – caso o usuário tenha uma pane seca ou qualquer problema com seu veículo, o OnStar providencia assistência;
  • Diagnostico sob demanda – funcionalidade que permite detectar e alertar sobre possíveis condições irregulares nos principais sistemas do veículo, como motor, transmissão, airbag, freios ABS, controle de emissões e sistema de controle de tração;
  • Envio do ponto de interesse/endereço solicitado pelo usuário para o Chevrolet MyLink com exibição do mapa no navegador integrado e orientação por voz;
  • Pontos de interesse – localização de postos de gasolina, concessionárias Chevrolet, lojas, entre outros. A solicitação do ponto de interesse pode ser feita através do Call Center ou do próprio MyLink;
  • Tráfego em tempo real e atualizações de pontos de interesse dentro do sistema de navegação do seu veículo;
  • Apps integrados no Chevrolet MyLink como Wheather Channel, Glympse e myChevrolet App.

Com myChevrolet App é possível comandar o carro a distância, fazer diagnósticos remotos, consultas técnicas e agendar serviços na rede autorizada. Conheça as principais interações que podem ser feitas na versão mais recente do aplicativo:

  • Localização do veículo podendo compartilhar a localização com outras pessoas;
  • Luzes e buzina – acionamento remoto com disparos de buzina e acendimento dos faróis;
  • Condução inteligente – ferramenta que utiliza os dados de condução do cliente para reduzir desgaste, aumentar a eficiência de combustível e por último, melhorar a experiência do cliente ao dirigir;
  • Diagnóstico com status do veículo traz informações ao cliente como autonomia, pressão de pneus, ciclo de vida do óleo, consumo de combustível e odômetro;
  • Liga e desliga o motor do carro remotamente para pré-climatização da cabine;
  • Travamento e destravamento remoto das portas.

O OnStar também é capaz de enviar alertas ao WhatsApp e e-mail do usuário para avisar sobre a proximidade de revisões, o status dos principais sistemas do veículo e até se existe algum risco, como o baixo nível da bateria.

A oferta do sistema OnStar vem crescendo ano a ano na linha Chevrolet e a tecnologia já está disponível para 11 modelos: Onix, Onix Plus, Tracker, Spin, Cruze, Cruze Sport6, Equinox, S10, Trailblazer, Camaro e Camaro conversível.